top of page

O QUE FAZER EM MALACCA, MALASIA

Updated: Mar 10, 2020

A cidade de Malacca/ Melaka é uma pequena cidade localizada no estado de Malacca, aproximadamente 150 km de Kuala Lumpur, capital da Malásia.


Assim como o Brasil, Malacca foi colonizada por Portugal no século XV. Posteriormente foi colonizada pelos holandeses e também pelos britânicos.


Hoje Malacca é uma cidade histórica considerada patrimônio da UNESCO e possui muitas influencias chinesas e indianas.


Conhecida pelos seus tuk-tuks temáticos de luzes e desenho animados, Malacca é uma cidade charmosa ideal para passar um final de semana.


A religião predominante é a Muçulmana, idioma malaio e a moeda é o Ringgit (conversão muito semelhante ao Real).




COMO CHEGAR


A forma mais fácil de chegar até Malacca é de ônibus/van. Com apenas 240 km de Singapura e 150 km de Kuala Lumpur.


Ônibus:

Fomos de ônibus saindo de Singapura com duração de aproximadamente 5 horas contando com a passagem pelas imigrações.

O terminal de ônibus em Singapura com saídas para as cidades da Malásia fica no Golden Mille Complex, na região do Buguis.

Os tickets podem ser comprados direto nas lojas ou pela internet com o valor em torno de SGD25.00 (R$68,00) o trecho por pessoa.


Van:

Para quem vai em grupo a partir de 4 pessoas, contratar uma Van também pode ser uma boa alternativa tendo em vista que a Van cobra por trecho e não por pessoa.

Um grupo de amigas foram e me indicaram o Sunshine Transpot.

A melhor parte de ir de Van é que não é necessário descer do carro para a imigração, o motorista pode fazer isso por você evitando o estresse das filas da imigração.


Dicas:

  • A maioria das saídas dos Ônibus de Singapura são limitadas em 2 vezes ao dia, manhã e noite;

  • Se você tiver a oportunidade de ir até o Golden Mille Complex, é possível ir de guichê em guichê pesquisar os valores e comparar de acordo com a sua necessidade, horários e dias. - Encontramos uma saída no meio do dia pela empresa Star Mart, mais em conta que as outras;

  • Compre a volta na Malásia por mais que a metade do preço;

  • Não se esqueça de comprar a volta assim que chegar na rodoviária de Malacca. - Deixamos para comprar no dia e não encontramos volta para Singapura no horário que precisávamos. Tivemos que voltar por Johor Bahru e depois pegar um transporte publico que sai da Rodoviária de Johor Bahru para Singapura. – No fim saiu mais barato, porém mais cansativo.

  • A imigração de transporte público e de ônibus particular são diferentes. Evite a imigração de transporte público em véspera de feriado e domingo à noite, onde todo mundo resolve voltar. Acredite, o trânsito e a fila na Imigração é surreal nesses dias.

ONDE SE HOSPEDAR


Importante saber que o terminal de ônibus - Melaka Sentral - fica distante do centro histórico de Malacca, aproximadamente 7 km. Ao chegar é necessário pegar um Grab ou Taxi.


O quanto mais próximo da Jonker Walk - a Rua mais badalada de Malacca - mais próximo você estará dos principais pontos e poderá fazer tudo a pé.


Ficamos hospedados no Moty Hotel, um Hotel 4 estrelas localizado 10 min andando dos principais pontos turísticos da cidade.

O Hotel é exatamente como nas fotos e ótima opção para casais. O único ponto foi o café da manhã que achei bem asiático, sem opções ocidentais como frutas, iogurte, pães, etc.


É possível encontrar opções mais em conta na região.



O QUE FAZER?


Jonker Walk - Night Market

A Rua principal da cidade excelente para caminhar tanto de dia quanto de noite.

Durante o dia com infinitas opões de restaurantes e cafés e de noite um Mercado Noturno cheio de suvenir e barraquinhas de comidinhas típicas malaia.


Malacca River Walk

Ao lado do Jonker Walk esta o charmoso Rio de Malacca. O Rio é rodeado de bares com cadeiras do lado de fora justamente para sentar e apreciar o rio e seus lindos grafites artísticos.


A Famosa

Construído em 1511 pelo português Afonso d’Albuquerque, a Porta de Santiago ou A Famosa foi destruída pelos holandeses em 1641 durante sua invasão restando apenas o Portão do Forte.


St Paul's Church

Poucos metros de A Famosa, é possível ter acesso a Igreja de St Paul. A igreja fica em um morro com uma vista charmosa para a cidade.

Entradas gratuitas.


Melaka Sultanate Palace Museum

O Museu do Palácio do Sultão é uma replica de um Palácio na década de 15.

O mais bonito do local é o jardim em frente. Me senti a Princesa Jasmim do filme Aladim. Só me faltou o tigre. Rs!

Aberto das 9:00 am as 5:00 pm | Valor: RM 5.00


Melaka Straits Mosque

Há 4 km do centro histórico, a mesquita mais famosa da cidade fica em uma ilha com fácil acesso de Grab/Uber.

A mesquita foi construída usando a mistura do Oriente Médio e Malaio. Dependendo do nível do mar, parece que a mesquita está flutuando.

A entrada é gratuita e é fornecido roupa própria para acesso ao local.


Portuguese Settlement

Um bairro considerado Português, optamos por almoçar lá na esperança de encontrar bacalhau ou alguma comida típica portuguesa.

Na decepção, descobrimos que o bacalhau é muito difícil ser encontrado e o peixe que pedimos estava mais para Malaio (super apimentado) do que para Português.

Sem contar que a cidade parecia uma cidade fantasma. Não sei se era o dia e horário que fomos, mas não tinha ninguém e poucos restaurantes abertos.


Não recomendo.



O QUE COMER?


Como já comentei, no Jonker Walk tem inúmeros restaurantes e cafés de todos os gostos, porém o restaurante que mais me chamou atenção e que recomendo é o The Baboon House.


O restaurante tem uma decoração única com opções tanto ocidentais quanto locais. Você não sabe se olha para a decoração do local ou para a comida maravilhosa. O atendimento é ótimo também!




55 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page