top of page

CAMBODIA

Updated: Apr 14, 2020

Um lugar muito bacana para conhecer no Sudeste Asiático, é a Cambodia/Camboja. Fazendo fronteira com Tailândia, Laos e Vietnã, a Cambodia tem uma população de aproximadamente 15 milhões de habitantes.


Cambodia foi e continua sendo um país muito sofrido e abusado pelas colonizações e guerras. Hoje continuam sofrendo com a pobreza e abuso do poder.


No ano 802, Cambodia iniciou seu Império Khmer por mais de 600 anos até que Ayutthaya (um país que hoje não existe mais) invadiu o Império iniciando a sequência no total de 4 países como Tailândia, Vietnã e França a invadir e colonizar a pobre a frágil Cambodia.

Após 40 anos sendo colonizado pela França, a independência do país só ocorreu em 1953.


Mesmo sendo independentes, em 1975, A Guerra do Vietnã se estendeu por Cambodia dando origem ao famoso Khmer Vermelho/Khmer Rouge, - um regime totalmente extremo feito pelos Comunistas na tentativa de uma reforma agrária que levou a fome generalizada e à morte de milhares de pessoas em consequência de doenças tratáveis, como malária.

Execuções brutais como tortura também eram praticadas pelos oficiais do regime, para com os considerados “inteligentes” (professores, médicos, militares, etc). O Khmer Vermelho é  considerado um dos maiores genocídios da história, com mortes atingindo cerca de 20% da população de Cambodia com término em 1979, ou seja durante 4 tristes anos.


Hoje Cambodia é uma monarquia constitucional, tendo Rei e Rainha como apenas representantes do país. O chefe de governo, aquele que governa e manda no país, é o primeiro-ministro Hun Sen, no qual está no poder há mais de 25 anos.



Em uma conversa informal com os locais do país, fiquei sabendo que o primeiro-ministro tem tanto poder que consegue manipular a população obrigando-os a votarem nele em troca de favores ou execuções em caso de manifestações contra o governo. Soube também que o primeiro ministro estava envolvido no genocídio do Khmer Vermelho. Triste Realidade de poder e ganância do Homem. ☹


Apesar de tanto sofrimento, é lindo ver a fé e esperança que esse povo tão receptivo carrega com eles.


Antes de ir para Cambodia, indico fortemente assistirem o filme da Netflix “First They Killed My Father”, - filme dirigido pela Angelina Jolie. Um filme muito bom e tocante que conta um pouco mais da história deste último episódio tão recente no país.



COMO CHEGAR

Pegamos um voo direto de Singapura pela JetStar, a opção mais em conta que encontramos.

Além disso, em poucas horas é possível chegar até Cambodia dos países vizinhos do Sudeste Asiático com as principais cias aéreas: Bangkok Airways, AirAsia, Cambodian Angkor Air e a própria JetStar.

Já os voos saindo do Brasil é possível encontrar passagens pelas cias: AirFrance, KLM, Emirates e outras.

Para os mochileiros que procuram uma viagem low-cost existem as seguintes opções de ônibus:


· A partir de Bangkok, Tailândia, com trajeto de aproximadamente 10 horas até Siemp Reap;

· A partir de Laos com trajeto de aproximadamente 7 horas até Siem Reap e 13 horas até Phnom Penh;

· A partir de Ho Chi Minh, Vietnã, com trajeto de aproximadamente 7 horas até Phnom Penh.

Valores de 10 a 30 dólares Americanos.

Ao chegar nas rodoviárias e aeroportos, não fechem com o primeiro taxista ou Tuk-tuk que for abordado. Sempre negocie para não perder dinheiro.


· DICA: Baixe o app do Grab no celular e consulte o valor tanto do taxi quando do tuk-tuk até o destino. Usamos Tuk-tuks em Phnom Penh e Siemp Reap sem dor de cabeça.


VISTO – VACINA

Para aqueles que residem na América do Sul e África, a vacina contra febre amarela é obrigatória para entrada no país. Além disso é necessário visto.


Emitir o visto on-line é a forma mais prática e rápida para entrada. Através do site: https://evisa.gov.kh/ solicitamos o Visto em alguns minutos e em menos de 24 horas recebemos o visto por e-mail.

É necessário apenas preencher o formulário on-line com as suas documentações e foto, e pagar uma taxa de U$ 30 + U$6 (taxa site). Após a confirmação do pagamento, você receberá por e-mail o Visto válido para entrada em Cambodia.


O visto é válido por 3 meses com direito a permanência no país até 30 dias por entrada.


CULTURA – MOEDA

A língua oficial de Cambodia é o Khmer. A religião predominante assim como a maioria dos países no Sudeste Asiático é o Budismo Theravada.


Apesar da moeda oficial deles ser o Riel(KHR), para fins de turismo, todos os estabelecimentos utilizam o Dólar como moeda principal.


É muito comum eles utilizaram o Riel para troco em forma de moedas, já que o dinheiro deles não é tão valorizado e não é comum encontrar centavos de dólar.


ATENÇÃO: A banco de Cambodia não aceita dólar antigo com data de impressão antes de 1990. Cuidado ao levar e trocar notas antigas, eles não vão aceitar.

  • DICA: Não aceite receber notas antigas, rasuradas ou rasgadas de estabelecimentos. Tenha muita atenção e cuidado para não perder dinheiro ou ser passado para trás.

O QUE NÃO FAZER EM CAMBODIA


  • Respeitar os monges - Não tocar neles ou pedir para tirar fotos;

  • Não dar dinheiro ou comprar suvenires das crianças - Eu sei, é difícil, mas não podemos incentivar elas continuarem nas ruas e não irem para as escolas)

  • Vestir roupas adequadas nos Templos – ombros e joelhos cobertos

  • Não fumar ou jogar lixo nos templos


ONDE IR?

Cambodia pode atender todos os gostos. Eu gosto de História, Templos e Museus. Meu marido gosta de relaxar e praia. As cidades de PHNOM PENH, SIEM REAP e KOH RONG atenderam todos os nossos gostos.


PHNOM PENH

Phon Pehn é a Capital de Cambodia. Local que sofreu muito com o famoso regime Khemer vermelho. Inclusive é na capital que encontra-se o Museu do Genocídio - Tuol Sleng; uma antiga escola que foi transformada na prisão poucos meses depois do Khmer Vermelho ter invadido Phnom Penh.


Além dos deliciosos Cafés Franceses, da gastronomia rica e das massagens baratas, os principais pontos turísticos da cidade são: os Templos Wat Phnom e Wat Ounalom, o Museu Nacional, o Palácio Real, o Monumento da Independência e a Orla Sisowath Quay.


Um dia inteiro é o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da Capital. Duas noites é excelente para não fazer nada correndo e aproveitar os cafés, a gastronomia e descansar.



SIEM REAP

Um pouco diferente de Phnom Penh, sem o caos do trânsito, Siem Reap é uma cidade pequena que carrega uma história religiosa cheia de Deuses, Reis e simbologias.


É em Siem Reap que encontra-se o famoso Angkor, o maior complexo de templos do Mundo e Patrimônio Mundial da Unesco. Angkor foi a capital do Império Khmer com uma extensão de aproximadamente 400 quilômetros quadrados de Templos, sendo uma enorme cidade que começou a ser construída no século XI. Passando de reinos em reinos os Templos foram aos poucos convertendo-se de Hindu para Budista.


Após invasões de países vizinhos, o Império foi destruído e esquecido por mais de um século, até que foi redescoberta novamente pelos Franceses século XIX.


Além dos Templos, a cidade de Siem Reap tem uma noite bastante agitada com opções como Pub Street e Central Market com muitos bares, restaurantes, massagens e souvenirs super em conta. A gastronomia de Cambodia é única!!



KOH RONG

Para quem acha que Cambodia é só Templos, não conhece Koh Rong.


Koh Rong é uma ilha familiar paradisíaca no Sul de Cambodia. Banhada pelo mar do Golfo da Tailândia, dizem que Koh Rong é a antiga Ilha de Phi Phi (Tailândia) anos atrás antes de ser descoberta pelos turistas.


Bangalôs de frente para o mar, simplicidade, trilhas, praias, Plâncton Luminoso, estrelas, clima familiar, crianças brincando com os turistas…tudo isso encontramos nesse lugar de energia única.


Koh Rong é o destino perfeito para quem procura paz, tranquilidade e descanso, após a correria de cidade, transito e dias corridos de Templos e Museus.




CLIQUE ABAIXO E CONHECA MEUS ROTEIROS E DICAS PARA CADA UM DESSES DESTINOS:



96 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page